Edema nas pernas. Quando a causa é vascular ou não?

Edema nas perna é uma queixa muito frequente nas consultas vasculares mas nem sempre é de origem vascular.  Mas como posso ter uma ideia de qual medico procurar? E qual outras doenças causam edema.

Uma dica simples para diferencia se o edema é de origem vascular é a presença de edema unilateral ou assimétrico resumindo: uma perna maior que outra. Mas porque isso? Simples porque quando de se trata de doenças vascular geralmente uma perna é nais atingida do que a outra e quando é de outra origem sistêmica ou seja do organismo como um todo ela acomete igualmente ambos as pernas. Mas isso é uma regra. Não, porem, ela nos ajuda direcionar é um sinal importante.

Outra situação se existe dor importante quando mobilizado a perna principalmente em articulação e musculatura? Pois muitas vezes se trata de processo inflatório ou lesão de músculos e articulações que geralmente doem quando mobilizados. É regra? Também não, pois as musculatura edemacia por um processo trombótico venoso também causa dor.

Existe alteração na coloração e temperatura dos membros. Geralmente processo trombóticos venoso causam alteração de coloração ficando dependo da gravidade da com tom azulado. Processos infeciosos também causam alteração na temperatura.

Presença de varizes também em sinal importante que pode ajudar identificar a origem do edema.

Mas apesar de tudo toda historia do edema e sinais ao examinar ficamos na duvida quanto sua origem tornando necessária a realização de exames que dentro das causas vasculares o meios importante seria Ecodoppler Vascular Venoso que nos ajuda a descartar a presença de trombose venosa e sinais de insuficiência venosa. Linfocintigrafia em alguns casos selecionados podem ajudar a detectar a sinais de obstrução do sistema linfático. Exame que podem detectar presença de compressão dos veias abdominais como ultrassom e tomografias porem são exame que nem sempre são necessário para diagnostico.

Mas se não é de origem vascular e nem dos processo acima qual problemas podem causar edema. É importante mencionar que nessa situação já entra a questão de edema sistêmicos que são inúmeras mas de forma gera podemos dizer que são doenças dos órgão e sistema como rins, figado, coração, sistema endócrino e uso de alguns tipos de medicamentos principalmente anti-hipertensivo boqueadores de canal de cálcio.

Edema com Cacifo

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Erisipela?