Perguntas e resposta sobre varizes em homens.



1. Homem tem varizes ?

a. Sim, apesar de prevalência de varizes em homens ser mais baixa(30%) que em mulheres( 45%) ela eh uma doença comum e traz mais mesma complicações ate piores em homens já que aqueles tendem a procurar em situações mais agravadas

2. Varizes em homem e estético.

a. Não, varizes em homem e um problema de saúde que pode causar diversas complicação com morbidade alta causado prejuízo no trabalho em alguns casos perda de dias de trabalho.

3. Quais os sinais e sintomas de varizes em homens?

a. São semelhantes as das mulheres com presença de veias dilatadas e tortuosas principalmente em segmento de perna, associados a quadro de edema e dores tipo cansaço em panturrilha que se agrava ao final do dia. Em caso mais avançados encontramos manchas em perna com aspecto de marrom café chamados de dermatite ocre e ate feridas as famosas ulceras varicosas.

4. Por que o homem procura menos tratamento de varizes?

a. São vários o motivos dentre os quais posso enumerar:

i. Motivos culturais pelos quais o homem acha que como provedor da família ele não dever preocupar com doenças menores que e um engano já que pode trazer também grandes complicacoes.

ii. Geralmente o homem tente a procurar auxilio em quadros mais avançados

iii. A ideia que se trate de doenças com cunho estético.

5. Quais o fatores de risco mais comum em homens?

a. Diferentemente que em mulheres que incluem fatores hormonais e gravidez, homens tem varizes os homens tem fatores de risco de varizes relacionados a questões familiares(genéticas), obesidade, atividade físicas muito intensas e o envelhecimento.

6. Como posso prevenir ou melhorar os sintomas?

a. As recomendações não diferem muito das de mulheres que são:

i. Evitar excesso de peso.

ii. Repouso com membros elevados em alguns períodos do dias

iii. Atividades físicas moderas a leves como caminhas.

iv. Evitar uso de medicamentos hormonais

7. Quais os tratamentos?

a. O tratamento sempre dever ser orientado pelo um profissional cirurgião vascular ou angiologista mas incluem medidas citadas previamente e uso de medicações, meias elásticas e procedimentos cirúrgicos(tradicional, laser ou espuma)

8. Cirurgia em homens e diferente?

a. Não, porem nas mulheres existe a percepção estética das varizes porem em termos funcionais não diferem e geralmente os resultados cirúrgico funcionais em homens tendem a ser melhores

9. Quais são as complicações de varizes e homens?

a. Desconforto crônico em pernas, manchas marrom café em perna, atrófica da pele, tromboflebite, ulceras varicosas em alguns caso pode causar a temida trombose venoso profunda porem essa e não complicação mais comum porem e a que causa o maior risco de vida.

b. Geralmente essa complicação tem um cunho mais social já que muitos dessas situações implica em perda de dia trabalhados e queda de produção. Há também situações em que leva perda de oportunidade de trabalho já que muitos médicos do trabalho podem dar como inapto homens que exerçam atividades laborativas que exigem que fiquem longos periodos em homens com varizes.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Erisipela?